domingo, 6 de outubro de 2013

"As Bruxas da Noite"

  Várias razões são atribuídas à operação fracassada de invadir a União Soviética pelo exército alemão durante a Segunda Guerra Mundial, e entre elas encontramos o frio intenso e amargo do inverno russo (que dura cinco meses, de novembro a março) , a boa disposição tática das divisões na Sibéria , a falta de alimentação ou a pouca paciência por parte de Hitler (que rejeitou vários de seus líderes na Operação Barbarossa).  
  Mas não podemos deixar de mencionar " As Bruxas da Noite ", um grupo de pilotos soviéticos que conseguiu tornar-se um pesadelo para os soldados nazistas. 
  O Exército soviético , em 1942, reuniu as melhores e mais experientes mulheres com capacidade de pilotar aviões , criando especificamente o "588 Night Bomber Regiment", cuja missão (como o nome sugere ) era voar, localizar e bombardear alvos durante o noite. 
  Vários foram as pilotos heroínas e ao longo dos meses seguintes, conseguiram obter excelentes resultados , a ponto de se tornar uma obsessão com os inimigos nazistas. 
Nadia Popova

  Cabe destacar entre as pilotos Nadezhda (Nadia) Popova, que recentemente morreu com a idade de 91 anos e se tornou uma das mulheres mais condecoradas do exército soviético.  
  Tinha acabado de completar 18 anos quando a Segunda Guerra Mundial estourou e ofereceu-se para o serviço militar , destacando-se rápido como aviadora , algo que ele tinha aprendido por conta própria quando ainda era adolescente , graças a um aeródromo perto de sua casa. 
  Nadia recebeu treinamento militar e ingressou com 21 anos na 588 Regiment, um dos mais condecorados depois da guerra. Era uma de suas habilidades localizar alvos inimigos a bordo de qualquer aeronave sem nenhum tipo de radar , considerando que voava durante a noite. 
  Nadia realizou um total de 852 incursões noturnas em território inimigo e uma de suas peculiaridades é voar sem pára-quedas, de modo que era mais leve , pesando menos e ficando mais veloz .  
  Pela mesma razão as aviadoras do esquadrão não incorporaram metralhadoras nos antiquíssimos biplanos Polikarpov Po-2 construídos de madeira em que a velocidade era a metade de qualquer aeronave militar alemã.  
  Essa característica, em vez de ser uma desvantagem era o oposto , uma vez que eram muito mais fáceis de manobrar e fazer uma torção, tornando-os difíceis de caçá-los. 
  As missões realizadas pelas “Bruxas da Noite” (apelido que foi dado pelos próprios soldados nazistas) foram consideradas autênticas operações suicidas.
   Costumavam ser feitas com dois primeiros biplanos do grupo cuja tarefa era chamar a atenção e serem focados pelos refletores, enquanto um terceiro avião seria aquele que responsável pelo lançamento das bombas sobre o alvo.
  Outras integrantes do extraordinário regimento soviético eram Yevdokia Bershanskaya, Marina Raskova e Rudneva Yevgeniya, que combateram junto a Nadia com destacaras posições dentro do grupo e foram premiadas com as mais ilustres e importantes condecorações militares. 
 
Marina Raskova
 Infelizmente Marina e Raskova e morram durante a guerra, quando ainda muito jovens (aos 30 e 23 respectivamente), tornando-se parte da lenda nacional como verdadeiras heroínas da União Soviética.

  É isso aí, mulheres corajosas sempre atuantes no panorama histórico mundial!
  

5 comentários:

  1. Mulheres exemplos de bravura. E, embora tenham recebido o título de "Bruxas da Noite" para mim seriam "Heroínas da Noite". Imagine quantas histórias as que sobreviveram tiveram para contar.

    ResponderExcluir
  2. Só mais uma coisa... A morte não é um castigo, é um descanso. Nós devemos acolhe-la com resignação, pois afinal vamos todos para o mesmo lugar

    ResponderExcluir
  3. Essa história de sexo frágil foi inventado por mulher oportunista!!!
    Nunca foram!
    Fizeram e sempre farão parte da história de qualquer civilização!

    ResponderExcluir